Sexta-feira, dia de começar a desacelerar. Primeiro porque caminhamos para o fim-de-semana, momento que servirá para desconectar das responsabilidades laborais e encontrar tempo para fazermos o que mais gostamos. Mas a sensação que tenho é que ainda ontem foi segunda-feira.
Dou por mim a pensar em como os dias são curtos. Têm as mesmas 24 horas para todos mas há alturas em que o tempo voa. Quanto mais queremos ter tempo, menos o encontramos. Nestas minhas reflexões, vejo-me muitas vezes a tentar perceber para onde foi o tempo que eu tinha planeado para o dia. Como não tenho uma varinha de condão para transformar os minutos em horas, comecei a refletir onde poderia eu ir encontrar mais tempo. Quais as atividades do dia-a-dia que consomem o meu tempo sem nada devolverem?
Para muitos, o tempo passado em reuniões que poderiam ter sido um e-mail. Para outros, o tempo no trânsito. Para mim, a resposta foi clara: o tempo de ecrãs.
De acordo com dados recentes, a média de tempo que os portugueses passam ao telemóvel é de 3h e 33 minutos. É claro que pode ser tempo “útil”, como fazer compras de supermercado ou de Natal, a fazer chamadas telefónicas importantes. Mas há muito tempo dedicado a redes sociais. É a televisão dos tempos modernos. E são inúmeros os impactos negativos deste hábito. Desde o aumento da ansiedade e do stress, associado à sobrecarga de notificações e comparações constantes e, um fenómeno muito associado às redes sociais, o FOMO, ou medo de estar a perder algo. Além disso, podemos ter problemas de sono associados à exposição à luz azul emitida por dispositivos eletrónicos, perturbando a produção de melatonina e impactando a qualidade do sono.
O desafio de hoje, para mim e para ti, é fazer um detox digital de pelo menos duas horas, de preferência antes de dormir. Oferece-te esse tempo para fazeres algo que realmente gostes e nunca tens tempo. Podes ler um livro, caminhar ao ar livre, cozinhar algo que gostes, estar presente para alguém especial, desenhar, escrever, organizar uma gaveta da tua casa. Permite-te desconectar e reflete sobre como te sentiste.
Se sentires benefícios, já sabes o que deves fazer. Podes até colocar avisos automáticos no telefone para te lembrares de desconectar mais vezes e ganhares tempo para o que mais importa. Para além disso, também é possível desativar as notificações.

Aceitas este convite?
Desejo-te boas horas extra.
Até já,
Olga